O que é metaverso e por que ele não está tão distante de você

6 minutos de leitura | Clever Innov

Menu de navegação

metaverso significado

Nos últimos tempos ouvimos muitas notícias sobre o “metaverso” ou metaverse, uma inovação envolvendo a realidade física e a virtual através de compartilhamento on-line de informações.

No entanto, pelas indicações, dúvidas e questionamentos os indicadores apontam uma insegurança especificamente em como ele funciona de fato.

Nesse artigo vamos abordar mais profundamente esse conceito e como ele pode ajudar a sua empresa a melhorar seus resultados.

Guia de conteúdo

Metaverso o que é?

Resumidamente, metaverso é uma forma de convergência utilizando a realidade física, virtual e a aumentada. Por meio de um ambiente on-line compartilhado. Esse espaço permite possibilita o acesso em uma categoria de realidade paralela ou ficcional, onde uma pessoa pode viver uma experiência de imersão. Tecnicamente falando, o metaverse não é real, mas procura transmitir essa sensação realista, possuindo toda estrutura para tal.

Utilizando avatares, esse ambiente permite uma interação econômica e social entre as pessoas, muitas vezes quebrando barreiras impostas pelo mundo real. Essa é uma das razões em que o metaverse é visto como uma inovação do futuro.

“A melhor maneira de entender o metaverse é experimentá-lo você mesmo, mas é um pouco difícil porque ainda não existe totalmente”, definição usada por Zuckerberg em uma convenção tecnológica.

Dentro da ideia de imersão, pode se dizer que muitos metaversos apareceram com os games. Assim sendo, o metaverso dos jogos pode ser classificado por graus de imersão, ou até, pela habilidade em transmitir a realidade para o jogador. Nesse momento a tecnologia é o principal fator que pode limitar essa habilidade.  

Qual o significado do Metaverso?

A junção entre “meta” (além) e “universo”, compõem o significado do nome de metaverso. Mesmo que pareça romântico demais seu conceito foi criado a partir da história de ficção, “Snow Crash”, de Neal Stephenson.

O contexto geral é apresentado como uma opção de alternativa para um mundo físico depois que transformado em um pesadelo e tendo como única fuga, o mundo virtual.

Como será o metaverso?

Executivos especializados em tecnologia de grandes empresas e apaixonados por tecnologia que ajudaram na criação do metaverso acreditam que será amplo, com representações de lugares reais – futuro, presente e passado. A promessa é que a tecnologia suportará sem limites de pessoas simultaneamente.

Alguns executivos já divulgaram que, no metaverso, os usuários poderão interagir e ainda, ver outros avatares. Com avançados gráficos divulgado em conferências, dizem que eles parecem mais realistas do que muitos desenhos animados da atualidade.

Outra novidade, é que os avateres podem ser pessoas da família ou amigos que já morreram, pessoas históricas que marcaram épocas também podem ser representadas. Isto é, a inteligência artificial poderá devolver a vida a essas pessoas.

o'que é metaverse

Caracteristicas Metaverso:

Por pertencer ao mundo virtual, se torna, imensurável a quantidade de características existente nos metaversos, vamos listar as mais significativas:

  • ECONOMIA TOTAL: todos os bens poderão ser desfrutados em vários espaços, independente de quem seja o administrador.
  • CORPOREALIDADE: mesmo sendo um espaço totalmente virtual, todos estarão sujeitos a aplicações de leis e seus recursos serão limitados.
  • INTERATIVIDADE: todos são capazes de interagir e se comunicar entre eles.
  • INTEROPERABILIDADE: bens e avatares serão criados e usados por qualquer metadados.

Exemplos de Metaverso:

O conhecido CEO do Facebook, Zuckerberg, é atualmente o portador do universo virtual e trabalha no seu próprio metaverso, mas não é a única pessoa pensando nisso. Muitos outros empresários já estão projetando iniciativas que possam promover ainda mais o metaverso:

Já citadas acima, empresas estão sendo as pioneiras em alguns projetos utilizando o metaverso e pretendem ser as primeiras a desenvolverem o que pode existir de melhor dentro dessa tecnologia. Algumas delas são: Metaverso do Facebook; Malha Microsoft; Ali Metaverso do Alibaba e Metaverso da Epic Games.

metaverso yu gi oh

Quando o metaverso será uma realidade?

Para o grande lançamento do metaverso ainda será preciso algumas atualizações em sistemas de computadores e na tecnologia atual. Essas ações ainda incluem gráficos avançados de alta tecnologia e qualidade, estruturas universais que permitam a movimentação sem transtornos aos usuários.

As preocupações com segurança e privacidade também precisam ainda ser analisadas. Existe ainda a preocupação com a possibilidade de os usuários acharem o espaço virtual mais atraente do que o mundo real e negligenciem suas responsabilidades dentro no mundo real.

O que você pode fazer no metaverso?

Mesmo que pareça um mundo muito distante, no metaverso as pessoas poderão realizar várias atividades, por exemplo, viajar, assistir filmes, experimentar roupas e assistir shows. A forma de trabalhar também poderá ser alterada, chamadas de vídeos deixarão de ser apenas uma tela e se tornarão um formato virtual.

No meio industrial, as máquinas e sistemas também estão sendo estudados. Essa alteração facilitará a falhas e melhorias antes que elas sejam realizadas no espaço físico.

O que é uma empresa metaversa?

Uma característica do metaverso é a interoperabilidade, que possui o foco em não permitir que ela se transforme em uma plataforma “refém” de outras empresas. A liberdade de permanecer nos ambientes interconectados e a movimentação são fundamentais no metaverso.

Porém, ainda existe muito trabalho a ser desenvolvido nessa área, situações como quebrar algumas barreiras que certamente serão colocadas com a implementação desse mundo profissional virtual.

Pandemia é vista como aceleradora do metaverso?

Em um cenário onde as pessoas precisam permanecer mais tempo em casa, fez com que empresários olhassem com outros olhos para o metaverso, algo como um impulsionamento. A demanda por eventos empresariais remotos chamou a atenção para a busca de qualidade e até um realismo, nessa categoria.

Com a pandemia, muitos profissionais mostraram sua capacidade em trabalhar remotamente, o que não era visto como uma vantagem para as empresas, pois geralmente a produtividade era baixa. Mesmo com toda limitação de um trabalho remoto, o metaverso foi visto como uma maneira de amplificar isso. Essa realidade virtual oferecida por ele vai transportar o profissional para um espaço onde o foco total será nele. 

Criptomoeda vs Metaverse

Podemos afirmar que, com a pandemia várias áreas foram obrigadas a se desenvolver tecnologicamente. Com isso, a busca por metaverso acabou acompanhando. Especialistas na área salientam que as pessoas se aproximaram muito mais do mundo digital nesse período (seja para realizar compras ou investir em conhecimento através de cursos online).

E com grande participação no metaverso, a criptomoeda também evoluiu. Daqui a poucos anos, o metavero será uma realidade, e os usuários passarão a confiar em uma economia não convencional. As moedas virtuais terão grande impacto na rotina das pessoas. Esse assunto realmente parece algo futurista, concorda?

Pensamento Final

Em um momento onde a tecnologia está tão presente na vida das pessoas, alguns assuntos se tornam conhecidos para todos, as criptomoedas está cada dia mais conhecida. Assim, já está na hora de pensar em metaverso e tudo que ele pode contribuir para a revolucionar várias áreas que impactam diretamente na rotina das pessoas. Ainda que, muito no seu início de desenvolvimento, já percebemos um potencial inovador gigantesco.

Como grandes empresários já compraram essa ideia é inevitável que o metaverso logo seja uma realidade mais próxima. Algumas dúvidas ainda fazem parte desse processo e essas respostas o futuro dirá. Se você se interessou sobre o metaverso e quer acompanhar novidades do mundo digital não deixe de acompanhar nossas publicações.  

Se increva para receber dicas, notícias, templates e muito mais.

Não se esqueça de compartilhar esta postagem!