11 dicas de como aperfeiçoar
seu SEO no WordPress

Redator Cleverson de Almeida

Cleverson de Almeida

Especialista em Marketing Digital

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Muitos consideram o WordPress o mais popular sistema de gerenciamento de conteúdo existente no mercado hoje. Empresas de todos os tamanhos ao redor do mundo aproveitam para criar seu site comercial.

Hoje, existem cerca de 37% dos sites desenvolvidos com WordPress.

Embora a plataforma não seja uma ferramenta direta de SEO, você pode otimizá-lo e ajudar a melhorar seus esforços de SEO no WordPress. Ele por si só já é amigável para SEO, mas a integração de algumas práticas recomendadas pode ajudar a aumentar seus esforços, atrair tráfego para o seu site e ter uma classificação alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Por que o SEO é importante?

A otimização de mecanismos de pesquisa ou SEO é uma das maneiras mais eficazes de atrair pessoas para o seu site organicamente. A internet viu como marcas e empresas fundamentavam suas atividades promocionais no SEO para ajudar a estabelecer seu nome online. Com o tempo, tornou-se o núcleo do marketing digital.

SEO é o processo de tornar seu site classificado nos resultados de pesquisas por meio de palavras-chave e conteúdo. Torna-se uma estratégia de marketing essencial para a sua empresa que você não deve perder. À medida que o ano passa, a profundidade do SEO continua a crescer e a se expandir.

Agora, mais pessoas estão online e estão confiando bastante na Internet para pesquisar os produtos que desejam comprar – enquanto alguns estão apenas procurando coisas que possam atrair seu interesse. De acordo com estudos, 70% dos clientes hoje em dia, as pessoas on-line primeiro pesquisam itens nos quais estão interessados ​​antes de fazer qualquer compra.

seo para mobile

Com o número de pessoas on-line e a maior parte das pesquisas feitas nos mecanismos de pesquisa, fazer um SEO no WordPress pode ser muito benéfico. No entanto, como você vai fazer isso?

Conteúdo

11 Dicas para aperfeiçoar seu SEO no WordPress:

1. Escolha o provedor de hospedagem certo

Você deve estar se perguntando, mas qual é o melhor provedor de hospedagem?

Depende da sua necessidade, você deve escolher o provedor de hospedagem certo para o seu site WordPress. No entanto, lembre-se sempre de verificar as coisas essenciais, como o histórico do provedor de hospedagem em tempo de atividade, velocidade, segurança, atendimento e muito mais.

O Google leva em consideração a velocidade do seu site ao fornecer sua classificação no SERP. Seu provedor de hospedagem deve ajudá-lo a atingir seu objetivo de estar no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa para seu cliente possa te localizar.

Seu provedor de hospedagem também pode ser prejudicial à experiência do usuário (UX) do visitante, portanto, escolha com sabedoria. Obtenha o serviço de hospedagem em que você confia e tenha uma reputação fantástica por seu desempenho geral para que não afete seu SEO no WordPress.

qual é o melhor provedor de hospedagem?

2. Alavancagem em um plugin de SEO

Embora o WordPress já seja amigável para SEO, é benéfico adicionar um plug-in que pode adicionar recursos e estender a funcionalidade do seu site. Atualmente, existem muitos plugins que você pode encontrar dedicados a melhorar o SEO no WordPress e avançar um pouco.

Esses plug-ins podem oferecer recursos mais direcionados que podem abrir caminho para melhores resultados de SEO. Aqui eu indico dois dos melhores plugins dedicados a SEO que você pode encontrar no mercado hoje é o Yoast SEO e Rank Math.

3. Use um tema que funcione para os mecanismos de pesquisa

Talvez uma das partes mais interessantes ao criar seu site WordPress seja a escolha de um tema. No entanto, é uma das escolhas mais críticas que você deve fazer. O tema do seu site influencia a aparência e o layout geral do seu site. Ele pode criar ou quebrar seu site, então você deve ter cuidado com o tema a ser utilizado.

O tema escolhido pode afetar o desempenho do site, como a velocidade de carregamento e a experiência do usuário. Esse recurso também desempenha um papel essencial em suas táticas de SEO. Ao escolher o tema a ser usado no seu site, escolha um que não seja apenas benéfico para o desempenho geral do seu site, mas também para ajudar a melhorar os resultados de SEO no WordPress.

4. Faça um “Sitemap”

Os sitemaps foram criados inicialmente para ajudar os usuários a navegar no site, mas agora ele serve a um propósito mais importante. Agora, os sitemaps podem comunicar informações aos bots ou rastreadores de mecanismos de pesquisa que ajudam a classificar-se em SERPs.

A criação de um mapa do site, não ira afetar diretamente o seu SEO no WordPress, mas é vital, pois permite que esses rastreadores determinem que todas as suas páginas se correlacionam. Essa estratégia ajuda os mecanismos de pesquisa a indexar seu site e fornecer seu conteúdo aos usuários que o procuram. Os dois plugin que mencionei anteriormente, eles criam automaticamente seu sitemap.

mapa do site para o site WordPress

5. Use link internos e externos

Seu site não pode sobreviver por conta própria – em termos de seu sucesso em SEO. Mecanismos de pesquisa como o Google também levam em consideração se o seu site está bem conectado. Essa conexão pode ser interna ou externa.

O uso de links externos e internos no site do WordPress pode informar aos rastreadores como o conteúdo e as páginas da web se relacionam. Quando outros sites também são vinculados à sua página, os mecanismos de pesquisa podem determinar que seu site é valioso. Além de melhorar os resultados de SEO no WordPress, também estabelecerá sua presença e autoridade online.

No entanto, tenha cuidado ao usar links de afiliados. Verifique se eles são de qualidade e completamente seguros. Seus links externos não devem apontar para sites não confiáveis ​​ou páginas irrelevantes. O número de seus links também é importante. Se você colocar muitos links em seu site, ele fará com que ele sofra e reduza seus resultados de SEO no WordPress.

6. Edite sua estrutura de URL

Permalinks são os seus links permanentes que levam as pessoas para o seu site, páginas de conteúdo, postagem individual, e outros conteúdos web. No entanto, a maioria das estruturas de links permanentes não é amigável para SEO, pois usa números ou caracteres especiais não relacionados ao seu conteúdo.

links permanentes do wordpress o que são

O que você pode fazer é usar a estrutura permanente de SEO amigável no texto da sua URL. Essa estrutura permitirá que seu visitante e os mecanismos de pesquisa possam lê-lo facilmente. Edite sua estrutura permanente na sua configuração do WordPress para alterá-la para um URL mais amigável para SEO.

7. Certifique-se de integrar tags de cabeçalho

Embora o mapa do site ajude todo o site, ele pode fazer pouco pelo seu conteúdo específico. O que você precisa é direcionar as tags. Tags de título são opções de formatação que você pode aplicar ao cabeçalho da seção do seu conteúdo em suas páginas e postagens.

Eles estão listados como Título 1 (H1), Título 2 (H2), Título 3 (H3) e assim por diante no seu editor WordPress. O uso de tags de cabeçalho estrutura seu conteúdo e fornece um benefício visual aos seus leitores. Ele quebra seu texto, o que facilita a leitura. Os rastreadores também prestam atenção a isso e usam essas tags para entender seu conteúdo.

8. Tema amigável para celulares

Agora, mais pessoas estão no celular. Cerca de 51,92% do tráfego da web em todo o mundo é feito em dispositivos móveis. Os números continuam a crescer à medida que mais pessoas começam a abandonar seus laptops e computadores para confiar totalmente em dispositivos móveis.

SEO mobile

Por esse motivo, o motivo pelo qual seu site WordPress deve ser responsivo a todos os tamanhos de tela. O design do seu site deve reagir e se adaptar a qualquer dispositivo que seu usuário esteja usando. Os sites que respondem melhor têm uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, à medida que o Google e outros mecanismos de pesquisa observam a resposta do seu site.

Outro fator a considerar é que, quando o site não for responsivo, o visitante abandonará e continuará sua procura. As pessoas esperam apenas segundos antes de interromper a interação com seu site e passar para seus concorrentes.

9. Otimização de imagem

As imagens são uma parte essencial do seu site. Eles geralmente podem ajudar a chamar a atenção do seu público-alvo e atrair mais tráfego para o seu site. As imagens geralmente quebram um texto longo, tornando-o legível e suportável.

Ao usar imagens muito grandes, isso pode afetar a página de carregamento do seu site. Portanto, você deve otimizar suas imagens, para que não cause lentidão no site, sem prejudicar sua qualidade e o SEO no WordPress.

10. Atualize e publique regularmente

Criar um site e instalar plug-ins não é suficiente para fazer seu site funcionar para sua vantagem em busca orgânica, especialmente em seus objetivos de SEO no WordPress. Você precisa ter certeza de publicar e atualizar regularmente. Isso também será um fator para o algoritmo do Google e determinará sua classificação nos SERPs.

Como sua última atualização foi realizada há vários anos, isso afetará não os seus esforços de SEO, mas também a forma como seu público-alvo o perceberá. Você virá como alguém da qual não pode confiar, e usuários e visitantes marcarão você como desatualizado. Adicione novo conteúdo regularmente. Isso aumentará sua reputação e o ajudará a estabelecer sua autoridade online.

Além de trabalhar em novo conteúdo, trabalhe também em seu conteúdo antigo. Não negligencie suas postagens mais antigas e esqueça que elas existem. Você sempre pode fazer algumas reformas, especialmente em postagens de conteúdo que geraram muita tração no seu público-alvo.

11. Conteúdo de qualidade

Não importa o quão bom é o seu site  e parte do seu SEO no WordPress, e nem quantos plugins você instalou, se você tiver um conteúdo de baixa qualidade, você não irá alcançar os resultados esperado. Crie conteúdo de qualidade que seja valioso para seus leitores e visitantes.

Conteúdo relevante para seu público

Atualmente, os mecanismos de pesquisa já foram avançados e sabem quando você tem um conteúdo fraco ou ruim que não agrega valor aos seus clientes. Além de não conseguir uma classificação alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa, também é possível que você receba uma penalidade por ter um conteúdo de baixa qualidade, portanto é algo que você deseja evitar por completo.

Conclusão

Ao criar seu site, você deseja atrair os visitantes o maior número possível. Ao usar o WordPress como sua plataforma de construção, implemente algumas técnicas para ajudar seu site a atingir todo o seu potencial.

Se você já incorporou parte da técnica, não se esqueça de avaliar e verificar o que está funcionando e não. Isso o ajudará a melhorar as estratégias de SEO no WordPress e garantirá que seu site seja otimizado para gerar resultados positivos em seus esforços promocionais.

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